O Ideias Vestíveis é um espaço que fala da moda que é feita na cidade de Belém do Pará , com o objetivo de divulgar o trabalho dos profissionais que atuam na área, mostrando marcas, eventos e tendências criadas na região. O Blog trará como diferencial editoriais feitos integralmente com marcas paraenses. Os editoriais tem como objetivo mostrar tudo o que de melhor nosso Estado oferece para o público local. (Nossa equipe: [Natália Viana - Bacharel em moda e estilista da Marca de roupas Quiquiriqui.] [Renan Viana - Fotógrafo e designer, estuda comunicação e atende diversas marcas da cidade com o projeto “Legenda Criativa” criado em 2009.])

A semana de moda carioca terminou ontem, mas por aqui nossos criadores paraenses já estão na correria e cheios de ansiedade para apresentarem suas coleções na próxima segunda-feira (07/06) na 9° edição do Mercado de Moda Caixa de Criadores. Devemos confessar que pra gente essa edição tem um gosto especial que nos deixa cheios de expectativas  nesta temporada de verão "brasileiríssimo", onde pela primeira vez toda a programação do evento será realizada na Estação das Docas (ótima ideia do coletivo), e ao invés de conferirmos apenas um dia de desfiles como acontecia nas edições anteriores, serão dois: um no dia 07 e outro no dia 08 de junho. Para os apaixonados por fotografia (outra ótima ideia), durante toda a programação do mercado vamos poder conferir a exposição fotográfica "Moda Pará Brasil", sob organização de Fernando Hage e curadoria do artista plástico Orlando Maneschy. A exposição reúne jovens fotógrafos de Belém em torno da diversidade cultural brasileira.  
Desejamos sorte ao coletivo: Fernando Hage, Clara Carneiro, Junior Oliveira, Diogo Carneiro e Jackye Carvalho, que há quatro anos plantaram a sementinha de fazer e pensar moda na cidade, gerando assim oportunidades de emprego para estilistas, produtores, fotógrafos, maquiadores, o crescimento de empresas e profissionalismo de costureiras. A vontade de fazer moda em Belém já não é mais distante, mas mesmo com todas as dificuldades que ainda temos  neste setor não podemos deixar de nos esforçar para criarmos sempre trabalhos de qualidade e buscar conhecimento, assim como há quatro anos vem fazendo o coletivo. :-)

Marcas participantes: Acre (Pernambuco), Adue e Maria Gabola, Afro’s Brasil’s, Água Brasil, Angatu, Cadi, Casa Bricolada, Caverock B, Cikel, Citron Pressé, Coisaminha Emparceria, D'Cacia, Dona Ju, Égua de Camiseta, Eubelem, Euqfiz, Icá Brazil/Sames Biju, Imerys, Lala Rocque, Lead, LihArts, Madame Poison, Manufatura, Maria Belém/Mariana Bibas, Maria Mallagueta, Maricota/Kutrukas, Moda Mix – Sebrae, Mucha, Ná Figueredo, Naisha Cardoso, Petit Jolie, Remaneschy, Riquezas da Amazônia, Risoflora, Sames Biju, Só Maria, Sugar Sugar, Tita Maria, Tururí de Muaná, Vivi e Yorrana Maia.

Não deixe de vistar o mercado de moda que acontece de 07 a 10 de Junho na Estação das Docas de 14h a meia noite, lembrando que a entrada é franca e os desfiles começarão às 19:30h. 

Ficou curioso para saber o que já rolou durante esses quatro anos? A gente te mostra... :-)

 1° edição do Caixa de Criadores, que aconteceu no Armazém Santo Antônio em dezembro de 2006


Para inaugurar o primeiro curso de moda da região norte do país o coletivo promoveu uma edição em 2007 na Universidade da Amazônia - Unama, dá só uma olhadinha nas marcas que participaram bem no início...

Jambutopia e Sambacriôula

Fernando Hage e Carolina Coroa

Maria Belém e EUBELEM

Aperte o play e confira o desfile que aconteceu na universidade.

Provando que o Pará faz moda :) (Revista L'Officiel Brasil -Agosto 2007)

E o mercado de moda começava a crescer... 
( Mercado de Moda, ano  2007/2008 no Memorial dos Povos)


Olha só os idealizadores do projeto bem no comecinho... :-)

Fernando Hage, Clara Carneiro e Diogo Carneiro

Júnior Oliveira e Jackye Carvalho

Já estamos na 5° edição do mercado de moda, em julho de 2008 no Pólo Joalheiro 
Belém definitivamente respira moda. :-)

Yorrana Maia (1° e 2° look),  Maria Belém e Só Maria

Miss B, Água Benta (2° e 3° look) e Kutrukas

Quiquiriqui (olha a gente aqui)

 Soul Jackye, Cabrália e Martinelli

Passando um pouco mais à frente chegamos na 7° edição - Verão 2009 que aconteceu em julho, com um desfile lindo na Estação das Docas.

Vivi, Bruno Muniz, Ná Figueredo e Or Land

Graziela Ribeiro, Yorrana Maia, Or Land e Ná Figueredo

Or Land, Só Maria, Bruno Muniz e Maria Belém

 A novidade dessa edição foi o catálogo que eles prepararam especialmente para quem foi conferir os desfiles :-) -confira aqui


E por último a 8° edição, que aconteceu em novembro de 2009 e nós estivemos por lá fazendo a cobertura do tudo o que rolou durante o desfile e mercado. :-)

Moda Mix Sebrae e Maria Belém

EUBELEM e Cadicoisa

Depois dessa "mini-retrospectiva" não dá pra perder a 9° edição que tá cheia de novidades. E nós também estamos com novidade para esta edição: vamos atualizar tudo o que estiver acontecendo durante os dias de desfiles direto na Estação das Docas pra vocês. Então, quem estiver longe da cidade pode ficar um pouco mais pertinho da gente com as nossas atualizações exclusivas. :-)

Belém faz moda, sim!

Para saber mais: 
www.caixadecriadores.com
8 comentários:

Que lindo! Quiquiriqui...

Bjosssss

Anônimo

não conhecia esse evento, achei super legal!!!! acho importante idéia assim...

ai que legal
muito boa a ideia !

acho muito importante essas
inicitaivas!

mas nao sei muito das q acontecem por aqui sabia?

bjinhus


newsbeautymodacultura.blogspot.com
twitter_ @newsbeautymoda

Além da iniciativa ser um luxo - antenada, bem sucedida e incentivadora - acho muito legal a "memória" e o registro dessa memória. Muito completo o post e mostra crescimento, evolução, organização. E para nós, que estamos em outros estados, ao ver posts como esses, conseguimos sair do eixo Rio/SP... Nós nos esforçamos muito para isso... Ver moda como um todo! A moda acaba sendo regional e precisamos muito trocar, pra crescer, multiplicar... E coisas muito lindas são produzidas por aí. Vamos acompanhar tudinho o que rolar, viu??? Bjokas! [Lu]

Sensacional! :O

UAAAL, tá td lindo, amei ,amei :D !

Nossa, como o coletivo cresceu!
É mareavilhodo fazer parte desse sucesso que é a Caixa de Criadores!
E tu, mocinha? Quando voltas a nos presentear com a sua marca?
=*

Post lindo e até emocionante.
Adorei relembrar as edições passadas.
Parabéns meninos e que venha o Caixa!!

Seguidores

Blog Archive

Ideias Vestíveis na Mídia

Ideias Vestíveis na Mídia
Ideias Vestíveis na Mídia

Editoriais Ideias Vestíveis

Editoriais Ideias Vestíveis
Fotografia: Renan Viana / Produção: Natália Viana

Contato:

ideiasvestiveis@gmail.com

Twitter