O Ideias Vestíveis é um espaço que fala da moda que é feita na cidade de Belém do Pará , com o objetivo de divulgar o trabalho dos profissionais que atuam na área, mostrando marcas, eventos e tendências criadas na região. O Blog trará como diferencial editoriais feitos integralmente com marcas paraenses. Os editoriais tem como objetivo mostrar tudo o que de melhor nosso Estado oferece para o público local. (Nossa equipe: [Natália Viana - Bacharel em moda e estilista da Marca de roupas Quiquiriqui.] [Renan Viana - Fotógrafo e designer, estuda comunicação e atende diversas marcas da cidade com o projeto “Legenda Criativa” criado em 2009.])

Por Nerusa Palheta (@nerusapalheta)

Já pensou consumir produtos de 1º qualidade saídos do sucatão? Pois foi isso que os designers Maécio Monteiro, Mariana Faro e Vanessa Simões tornaram possível através do projeto Reconstruções, que levou para a 10º edição da Caixa de Criadores um estande cheio de produtos super originais: boleros, saias, mesas de centro, luminárias até aromatizadores são alguns dos produtos que a gente viu por lá, todos carregando uma pequena história por trás da sua produção, contada numa tag que você também levava pra casa.

O projeto Reconstruções foi idealizado por Maécio em março de 2010 como resultado do curso de especialização em Responsabilidade Sócio-ambiental Coorporativa, da Universidade do Estado do Pará. A idéia era auxiliar e incentivar designers a reutilizar produtos que haviam sido descartados utilizando o conceito de ecodesign. “A proposta era transformar o fim da vida de um produto em um novo começo”, conta.

 Foto: Mariana Faro

Foto: Vitor Eguchi
Foto: Vitor Eguchi

Então em setembro de 2010 acontece a primeira oficina em parceria com o Centro Acadêmico da UEPA, onde 35 alunos trabalharam materiais que se transformaram em 40 produtos reutilizados. Nessa edição da oficina os designers Klébeson Moura e Yorrana Maia foram convidados para ministrar os módulos de móveis e moda, respectivamente. “Essa oficina foi um protótipo, um jeito de colocar em teste a metodologia que ainda estava crua. Mas o envolvimento dos alunos foi enorme”, comenta. Todos os produtos produzidos pelos alunos foram vendidos num bazar realizado na Casa 252, parceirona do projeto. E ficaram lindos!!!

 Luminária Ampolas (Autora: Marina Castro)- Fabricada com garrafas recicladas, mangueira luminosa, ferro e arame recozido.

A segunda edição aconteceu dois meses depois com 17 profissionais da área de design e uma metodologia mais aprimorada. Isso é fácil perceber com os 25 produtos de excelente qualidade vendidos no estande do Reconstruções, que ficaram expostos de domingo (5) a quinta-feira (9), na Caixa de Criadores. “O critério era que os produtos tivessem um bom acabamento. Por isso trabalhamos com arquitetos e designers já formados”. (Bem que tiveram jornalistas que fizeram peças maravilhosas. Haha) 

 Maécio Monteiro em bate-papo sobre o projeto Reconstruções no Caixa de Criadores (Foto:Renan Viana)

 Caixa de Criadores (Foto: reconstrucoes.com)

 Foto: reconstrucoes.com

O mais legal é que todos os produtos vendidos na primeira e na segunda edição vieram com uma tagzinha onde cada idealizador do seu produto criava uma história sobre ele. Segundo o Maécio, a idéia era criar um novo capítulo na vida do produto. “Criar uma história agrega valor e desconstrói a idéia do lixo”.

Bom, a terceira edição vai rolar em 2011 já com a idéia de formar multiplicadores do projeto. Por isso, a oficina acontecerá com ong’s, associações e cooperativas. A idéia é agregar conhecimento às pessoas que já trabalham com reciclagem. Pena que os produtos gerados não estarão à venda, porque a proposta é atender as necessidades das próprias associações. Mas o Maécio prometeu que a idéia é continuar e criar novos grupos para criar novos produtos, já que a projeto deu tão certo. :-)

Aromatoys (Autor: Bernado Magalhães)

Luminária Poste (Autor: João Vital)

Editorial Reconstruções 
Fotografia: Diana Figueroa
Produção: Vanessa Simões
Modelo: Cecília Dousset
Maquiagem: Indira Fernandes



Para conhecer mais sobre o projeto, clica www.reconstrucoes.com
0 comentários:

Seguidores

Blog Archive

Ideias Vestíveis na Mídia

Ideias Vestíveis na Mídia
Ideias Vestíveis na Mídia

Editoriais Ideias Vestíveis

Editoriais Ideias Vestíveis
Fotografia: Renan Viana / Produção: Natália Viana

Contato:

ideiasvestiveis@gmail.com

Twitter